Técnico Judiciário – Área Administrativa – TRE/TO – 2018

O problema das enchentes passou a ser algo comum na vida das populações de algumas cidades brasileiras. Infelizmente, todos os anos, entre os meses de dezembro e fevereiro, os noticiários são tomados por problemas relacionados com a elevação dos cursos d’água e a inundação de casas e ruas, que desencadeiam uma série de tragédias que, quase sempre, poderia ser evitada.
Internet: (com adaptações)

O furacão Irma causou um efeito brutal nas ilhas do Caribe, embora tenha deixado um número relativamente pequeno de mortos. A diminuta ilha de Barbuda, com apenas 1.700 habitantes, ficou absolutamente devastada, e nove em cada dez moradias estão danificadas, segundo as autoridades. O panorama de Barbuda é o de uma terra arrasada.
Internet: (com adaptações)

Considerando que os textos acima têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.
A AÇÃO GOVERNAMENTAL DIANTE DOS DESASTRES NATURAIS
Ao elaborar seu texto, aborde os possíveis danos a curto, médio e longo prazos provocados pelos desastres naturais
[valor: 4,50 pontos] bem como discorra sobre ações preventivas e reparadoras que podem ser adotadas pelos governos dos locais atingidos por esses fenômenos como forma de minimizar os danos causados à população [valor: 5,00 pontos].