Símbolos Nacionais

O respeito aos símbolos nacionais

Luciano Oliveira Delgado

Texto 1

A Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional. Estes são os quatro Símbolos Nacionais que representam o nosso País, interna e externamente, devendo ser respeitados pelos cidadãos e defendidos pelo Estado. Os símbolos nacionais são a fotografia, a “marca digital”, a identificação do Brasil, fazendo-nos emocionar quando podemos visualizá-los. Todos os brasileiros se sentem identificados e, por este motivo, a Bandeira Nacional e o Hino Nacional estão mais presentes em nossas vidas, sendo imperioso respeitá-los.

(Disponível em: <http://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/372299/o-respeito-aos-simbolos-nacionais>. Acesso em: 05 mar. 2017 – Adaptado)

Texto 2

Os Símbolos Nacionais são manifestações gráficas e musicais, de importante valor histórico, criadas para transmitir o sentimento de união nacional e mostrar a soberania do País.

Texto 3

Símbolos nacionais

Os símbolos nacionais oportunizam verdadeiras lições de cidadania e patriotismo. Esses referenciais são de extrema importância para os jovens, já que os levam a ter orgulho e sentimento de lealdade ao seu país. Nos nossos dias, em que a globalização impera, é primordial cultivar noções de patriotismo para que não percamos nossas raízes e identidade, conquistadas, com muito suor e luta, ao longo de mais de 500 anos […].
(Disponível em <http://impresso.em.com.br/app/noticia/cadernos/opiniao/2016/09/07/interna_opiniao,187353/respeito-aos-simbolos-nacionais.shtml>.Acesso em: 05 mar. 2017 – Adaptado)

PROPOSTA

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, com no máximo trinta (30) linhas, escrito com letra legível, na modalidade padrão da língua portuguesa sobre o tema: Símbolos nacionais: a “marca digital”, a identificação do Brasil.

 

Em seu texto, contemple, entre outros, os seguintes aspectos:

  1. argumentar sobre a importância dos símbolos nacionais como fonte de estímulo para o civismo e o patriotismo;
  2. refletir sobre o papel de cidadão e acerca do entendimento de se pertencer a uma pátria;
  • apresentar proposta(s) de ação (ações) para resgatar o espírito cívico no brasileiro, a partir da reverência aos símbolos nacionais.