Proposta de Redação: Desafios da longevidade: envelhecimento e qualidade de vida

Texto 1

A expectativa de vida do brasileiro alcançou a maior média da história. Projeção divulgada nesta quarta-feira (25/7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a longevidade chegou a 76 anos. Um salto de 22 anos em relação ao registrado na década de 1960, por e exemplo, quando a média chegava a 54. O Brasil atingiu a marca de 208,4 milhões de habitantes em 2018, segundo estimativa do IBGE divulgada nesta quarta-feira (24/7).

(Disponível em https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2018/07/25/interna-brasil,697305/expectativa-de-vida-do-brasileiro-chega-a-76-anos-a-maior-da-historia.shtml)

Texto 2

Avanços em tratamentos de saúde e novas tecnologias aplicadas a procedimentos médicos fizeram a expectativa de vida da população aumentar de forma expressiva e, ao mesmo tempo, permitem que pessoas acima de 60 anos tenham mais disposição e ânimo para realizar as tarefas diárias.  (Disponível em ttps://www.folhadelondrina.com.br/geral/longevidade-viver-mais-e-melhor-996996.htm)

Texto 3

Com o envelhecimento acelerado da população, a sociedade brasileira está diante de um grande desafio. Ela precisa se preparar para manter o idoso ativo e produtivo, caso contrário o risco de doenças psicológicas e cognitivas irá aumentar. (Disponível em https://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/envelhecimento-ativo-do-idoso-traz-beneficios-a-sociedade/n1237745718508.html)

Considerando que os textos acima têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo-argumentativo acerca do seguinte tema: Desafios da longevidade: envelhecimento e qualidade de vida