Curso de Redação Enem – 2º Semestre

R$1.099,00

Em até 10x de R$109,90 s/ juros

O Curso de REDAÇÃO ENEM/VESTIBULARES tem como objetivo oferecer ao participante uma autonomia na produção de texto, a qual possibilitará uma excelente pontuação na prova de Redação do Enem e também de outros vestibulares.  No curso do Professor Marcelo Braga, aprende-se a produzir bons textos, nada de fôrmas ou textos engessados. Para o Enem, contemplam-se todas as competências de forma satisfatória, porquanto há um direcionamento consoante os critérios pautados nas cinco COMPETÊNCIAS estabelecidas.

Categoria

Descrição

O Curso de REDAÇÃO ENEM/VESTIBULARES tem como objetivo oferecer ao participante uma autonomia na produção de texto, a qual possibilitará uma excelente pontuação na prova de Redação do Enem e também de outros vestibulares.  No curso do Professor Marcelo Braga, aprende-se a produzir bons textos, nada de fôrmas ou textos engessados. Para o Enem, contemplam-se todas as competências de forma satisfatória, porquanto há um direcionamento consoante os critérios pautados nas cinco COMPETÊNCIAS estabelecidas.

VANTAGENS
1. Turmas com, no máximo, 20 alunos
2. Correção de Redações com o próprio Professor Marcelo Braga
3. Laboratório com atendimento individualizado e personalizado
4. Aulas teóricas e práticas (produção de redação)
5.  Além da correção da redação em sala, o aluno terá um atendimento individualizado e personalizado
6. Aulas para a 2ª fase (ao ser aprovado na 1ª fase, o aluno receberá aulas para a 2ª fase)

QUANTO AO NÚMERO DE ALUNOS
Por primar pela qualidade e acreditar que o número de alunos interfere no aprendizado, o Professor Marcelo Braga opta em formar turmas pequenas com, no máximo, 20 participantes. O trabalho com a produção de texto exige do professor um contato mais direto com o aluno, diferentemente de outras disciplinas em que o conteúdo se faz mais presente. Dessa forma, a interação entre professor e aluno se apresenta constante, ficando mais fácil perceber as principais dificuldades de cada um. A dificuldade de um aluno nunca é igual à de um outro aluno. Com apenas 20 participantes nas turmas, o Professor Marcelo Braga interage com os alunos e consegue resolver as suas maiores dificuldades em produção de texto, a ponto de deixá-los calmos e confiantes quanto à prática de escrita. O segredo da nossa aprovação, com 100% de aprovação em concursos e vestibulares, dá-se exatamente por essa atenção especial oferecida a cada aluno.

QUANTO À ENTREGA DE REDAÇÃO E À CORREÇÃO
O aluno deverá entregar, no mínimo, uma redação por aula. A cada aula, haverá a exposição teórica e exercícios. Enquanto os alunos exercitam, o Professor Marcelo Braga chamará um a um para entregar a redação e comentá-la. Todas as correções seguem os critérios específicos. Além das correções em sala, haverá ainda a correção no Laboratório.

QUANTO À DISTRIBUIÇÃO DAS AULAS
O Professor Marcelo Braga, mensalmente, entregará a cada participante o conteúdo a ser ministrado naquele período, incluindo a prática de leitura, a qual será realizada em sala. Haverá, sempre, a teoria (exposição) e a prática (exercício).

QUANTO AO MATERIAL DIDÁTICO
1º Apostila de Redação e o Livro do Professor Marcelo Braga  Português: Fala e Escrita
2º Bloco com folhas de Redação
3º Slides utilizadas em sala de aula

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Estudo da Tipologia Textual (Narração, Descrição, Dissertação e Injuntivo)
Estudo do Texto Dissertativo
Diferença entre texto dissertativo-informativo e dissertativo-argumentativo
A dissertação para o ENEM
Análise de cada Competência
O Texto dissertativo-argumentativo
Diferença entre argumento e fundamentação teórica
A estrutura da dissertação-argumentativa para o ENEM
Construção de argumentos
Fundamentação teórica
Construção da visão crítica
Estudo da Introdução
As várias maneiras de introdução um texto dissertativo-argumentativo
Por meio da palavra-chave
Por meio da alusão histórica
Por meio de citação
Por meio de declaração
Por meio de uma relação de causa e efeito
Estudo do Desenvolvimento
Formação dos argumentos em defesa do ponto de vista
Interligação dos parágrafo (pela ideia de sentido e pelo recurso de coesão)
Fundamentação Teórica
Argumentos de Autoridade
Desenvolvimento
Estudo da Coerência Textual
Sequência Lógica de Pensamento
Manutenção da Ideia de Sentido
Estudo da Informatividade
Progressão Textual
Progressão Temática
Distinção entre tema e rema
Estudo da Conclusão
Sugestões adequadas à propositura textual
Estudo da Coesão Textual
Coesão Referencial
Coesão Lexical
Coesão Sequencial
O Pronome como recurso de Coesão Textual
Aspectos Linguísticos
Ortografia
Palavras Homônimas e Parônimas
Palavras e Expressões
Acentuação Gráfica
Emprego do hífen
Crase
Emprego dos pronomes oblíquos e relativos
Colocação Pronominal
Conjugação Verbal
Concordância Verbal
Concordância Nominal
Regência Verbal e Nominal
Sinais de Pontuação (estudo da vírgula)

HORÁRIO DAS AULAS                                    
PERÍODO DA TARDE
Turma única
Segunda (das 14:30 às 17:30)
Início – 5 de agosto
Término – 28 de outubro