Curso Básico de Redação

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Categoria

Descrição

O Curso Básico de Redação destina-se a alunos do 8º ao 2º ano. Tem como objetivo proporcionar aos estudantes condições satisfatórias para a produção textual nas tipologias narrativa e dissertativa, sendo capaz ainda de produzir textos nos mais diversos gêneros textuais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Linguagem 

  1. Entendendo a Linguagem
    a) Língua, Fala e Linguagem
    b) Tipos de Linguagem
    c) Funções da Linguagem
    d) A Denotação e a Conotação (Signo Linguístico)

Tipologias e Gêneros

  1. Estudo da Tipologia Textual
    a) A dissertação (conceito)
    b) A narração (conceito)
    c) A descrição (conceito)
    d) O injuntivo (conceito)

Produção de Texto

  1. O Texto Narrativo e os Gêneros da Narrativa
    2.1 Estudo dos Elementos  da Narrativa
    a) Narrador (1ª pessoa ou 3ª pessoa)
    d) Discurso (tipos de discurso)
    c) Personagem
    d) Enredo
    e) Tempo e Espaço
    2.2 Gêneros da Narrativa
    a) Estudo do Relato e da Notícia
    b) Estudo da Crônica
    c) Estudo do Conto
    d) Estudo da Fábula e do Apólogo
    e) Estudo da Carta (narrativa)
  2. O Texto Descritivo
    3.1 Descrição de pessoa

    3.2 Descrição de objeto
    3.2 Descrição de espaço
  3. O Texto Dissertativo e sua Estrutura
    a) dissertativo-argumentativo e dissertativo-informativo
    b) estrutura da dissertação (introdução, desenvolvimento e conclusão)
    2.1  O Parágrafo Introdutório
    a) a importância da introdução para o desenvolvimento de um texto
    b) algumas maneiras para introduzir textos dissertativo-argumentativos
    2.2 O Parágrafo de Desenvolvimento
    a) estudo da coerência argumentativa e da fundamentação teórica
    g) o processo argumentativo (tipos de argumento)
    h) a progressão textual e temática
    i)  a informatividade X senso comum
    2.3 O Parágrafo Conclusivo
    a) o reforço ao processo argumentativo
    b) a apresentação de sugestões
    c) algumas maneiras de como concluir o texto dissertativo-argumentativo
    2.4 A Dissertação no Enem
    a) Compreender as Competências
    b) A Proposta de intervenção (parágrafo conclusivo)
    2.5 Gêneros da Dissertação
    a) O Artigo e O Editorial
    b) A Carta (caráter dissertativo)

Aspectos textuais

  1. Estrutura da Oração, do Período e do Parágrafo
    a) Formação de frases e orações (diferença entre frase verbal e frase nominal)
    b) Formação do período composto (coordenação e subordinação)
    c) Articulação das frases e dos períodos
    d) A paragrafação (articulação dos períodos que compõem um parágrafo)
  2. Estudo da Coesão Textual
    a) Coesão Referencial (anafórico e catafórico)
    b) Coesão Lexical (sinônimo, antônimo, hipônimo, hiperônimo …)
    c) Coesão Sequencial (conectores coesivos: conjunções, advérbios, expressões adverbiais…)

Aspectos Formais e Gramaticais

  1. Aspectos Formais
    a) Ortografia
    b) Separação Silábica (translineação)

    c) Acentuação e Emprego do Hífen
  2. Aspectos Gramaticais
    a) Estudo do Pronome (como recurso de coesão)
    b) Colocação Pronominal
    c) Estudo da Regência e da Crase
    d) Estudo da Concordância (Verbal e Nominal – principais casos)
    e) Estudo da Pontuação (sinais de pontuação e a vírgula)

Quanto ao Número de Alunos por Turma

Por primar pela qualidade e acreditar que o número de alunos interfere no aprendizado, o Professor Marcelo Braga opta em formar turmas pequenas com, no máximo, 20 participantes. O trabalho com a produção de texto exige do professor um contato mais direto com o aluno, diferentemente de outras disciplinas em que o conteúdo se faz mais presente. Dessa forma, a interação entre professor e aluno se apresenta constante, ficando mais fácil perceber as principais dificuldades de cada um. A dificuldade de um aluno nunca é igual à de um outro aluno. Com apenas 20 participantes nas turmas, o Professor Marcelo Braga interage com os alunos e consegue resolver as suas maiores dificuldades em produção de texto, a ponto de deixá-los calmos e confiantes quanto à prática de escrita. O segredo da nossa aprovação, com 100% de aprovação em concursos e vestibulares, dá-se exatamente por essa atenção especial oferecida a cada aluno.

Vantagens

  1. Turmas com apenas 20 alunos
  2. Correção de Redações com o próprio Professor Marcelo Braga
  3. Aulas teóricas e práticas (produção de redação)

Quanto à metodologia

  1. Todos os participantes receberão mensalmente o conteúdo programático para o mês em curso
  2. Exposição teórica, com a utilização de slides, no início da cada
  3. Após a exposição teórica, a prática de exercícios de acordo com o assunto apresentado
  4. Entrega e comentário individual da Redação Corrigida

Quanto à entrega e à correção da Redação

  1. A cada aula, deverá o aluno entregar a Redação para Correção
  2. A Correção da Redação será entregue ao aluno na aula seguinte
  3. Na entrega da correção, o Professor tecerá comentários sobre o texto produzido pelo aluno, o qual receberá as devidas orientações

Quanto ao material didático

  1. Apostila de Redação e o Livro do Professor Marcelo Braga – Português: Fala e Escrita
  2. Bloco com folhas de Redação
  3. Slides utilizados em sala de aula

Quanto ao horário   

      Quarta-feira das 14:30 às 16:30                             
Início – 20 de fevereiro
Término – 13 de novembro