Preservação do patrimônio imaterial: respeito à cultura nacional

Texto 1

O patrimônio imaterial ou intangível é aquele que se relaciona com a maneira como os diferentes grupos sociais se expressam por meio de suas festas, saberes, fazeres, ofícios, celebrações e rituais. As formas tradicionais e artesanais de expressão são classificadas, por serem importantes formadoras da memória e da identidade dos grupos sociais brasileiros, contendo em si, os múltiplos aspectos da cultura cotidiana de uma comunidade, bem como o caráter não formal de transmissão dos saberes, ou seja: a oralidade.
(Disponível em http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/patrimonio-cultural/principal/textos/patrimonio-imaterial)

Texto 2

As políticas de preservação dos bens culturais imateriais se caracterizam, principalmente, por estarem alinhadas às dinâmicas de recriação, reinvenção e hibridização da cultura. Dessa maneira, para preservar um patrimônio cultural imaterial brasileiro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em conjunto com os grupos detentores e instituições locais, desenvolve o Plano Salvaguarda. O objetivo deste instrumento é apoiar a continuidade do bem de modo sustentável e atuar para melhoria das condições sociais e materiais de transmissão e reprodução que possibilitam sua existência.
(Disponível em http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/3233/preservar-para-revalidar-o-bem-como-patrimonio-cultural-do-brasil)

Considerando que os textos acima têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo-argumentativo acerca do seguinte tema: Preservação do patrimônio imaterial: respeito à cultura nacional