O papel da linguagem escrita na sociedade contemporânea

Texto 1 

É verdade que a troca de mensagens é bastante hermética. E que meios como SMS e Twitter, com a restrição de caracteres e o imediatismo que demandam, limitam elaborações.
Mas até que ponto esse tipo de mensagem surgiu como substituto para a escrita? (…)
Algoritmos, diagramas, fala, escrita, matemática e gestos são formas de tradução de ideias pensadas, que muitas vezes compartilham elementos, mas nem sempre. Não há equivalente verbal para : )

(RADFAHRER, L. “Txt não é texto”, In: F. de São Paulo, 19/05/2014)


Texto 2

 Platão, no século IV a.C., nos conta que os caracteres da escrita teriam sido descobertos por Tot, no antigo Egito. Crente de ter encontrado um remédio para a memória, apresenta sua descoberta ao rei Tamus, por quem é assim desenganado: “Não descobriste o remédio para a memória, mas apenas para a lembrança. O que ofereces aos que estudam é simples aparência do saber, não a própria realidade. Depois de ouvirem um mundo de coisas, sem nada terem aprendido, considerar-se-ão ultrassábios, quando, na grande maioria, não passarão de ignorantões…”.

(Fedro, 275a-b, trad. de Carlos Alberto Nunes, Ed.ufpa, 2011)

 

A partir da leitura dos textos acima, elabore um texto dissertativo-argumentativo sobre O papel da linguagem escrita na sociedade contemporânea. Justifique seu ponto de vista.