Nível Superior FUB – Cespe/UnB – 2018 – Medidas protecionistas do governo Trump no campo da economia.

A China, imersa em uma guerra comercial com os Estados Unidos da América (EUA), quer forjar uma aliança com a União Europeia (UE) contra as políticas protecionistas de Donald Trump. Consciente de que o presidente norte-americano ataca até mesmo países aliados, Pequim faz esforços para armar uma frente comum com o outro grande bloco comercial do planeta, enquanto Trump acusa a China de manipulação cambial. A UE, entretanto, não quer se ver envolvida em nenhuma iniciativa formal com a China, país com o qual divide a defesa do multilateralismo.

Nos últimos meses, a China tentou se apresentar como vítima do conflito comercial com os EUA. “Isso é uma luta entre o unilateralismo e o multilateralismo, o protecionismo e o livre comércio, o poder e as regras”, afirmou o porta-voz do Ministério dos Assuntos Exteriores, Hua Chunying, um dia depois de Washington redobrar o desafio com o anúncio de outra rodada de taxas alfandegárias avaliada m 200 bilhões de dólares.

Xavier Fontdeglória. China procura aliança com a UE para combater o protecionismo de Trump. Internet: <http://brasil.elpais.com> (com adaptação)

Considerando que o texto precedente tem caráter motivador, redija um texto dissertativo a respeito das medidas protecionistas do governo Trump no campo da economia. [10,00 pontos] Em seu texto, aborde os efeitos dessas medidas sobre a balança comercial norte-americana [10,00 pontos] e sobre as relações comerciais dos EUA com a China [18,00 pontos].