MAPA 2017/18 – ESAF: AUDITOR-FISCAL FEDERAL AGROPECUÁRIO – MÉDICO VETERINÁRIO

Uma granja foi identificada como potencialmente positiva para salmonelas patogênicas de grande relevância para a saúde pública e animal. Você, como médico veterinário e futuro Auditor-Fiscal Federal Agropecuário, deverá tomar uma série de medidas para o diagnóstico, controle e prevenção baseada no seu conhecimento técnico e na legislação vigente. Sabe-se que, após a introdução de Salmonella em uma granja avícola, o controle torna-se uma tarefa árdua e de resultados imprecisos. Pode ocorrer uma disseminação entre as aves para o ambiente e poderá aparecer na progênie, em se tratando de plantéis reprodutores. Assim, tal situação pode comprometer o rendimento do plantel e a qualidade do produto final, destinado ao consumo humano.

ESTUDO DE CASO

Sendo você o profissional responsável e considerando a situação hipotética acima, elabore um texto de no mínimo 45 e no máximo 60 linhas, abordando o seguinte roteiro para subsidiar a tomada de decisões:

1) as características do gênero Salmonella, apontando as principais espécies e suas infecções em aves comerciais;
2) os principais fatores de virulência do gênero Salmonella e suas funções;
3) o número de amostras a serem coletadas por galpão, supondo que esta granja faça parte de um estabelecimento avícola comercial de frangos e perus de corte registrada no Serviço Veterinário Estadual (SVE);
4) as informações mínimas que devem conter no formulário de coleta que acompanhará as amostras a serem enviadas ao laboratório;
5) as ações sanitárias que devem ser adotadas para as granjas positivas para salmonelas patogênicas de grande relevância para a saúde pública e animal conforme a legislação vigente.