Inteligência artificial: desafios e oportunidades

Texto 1

O desenvolvimento da inteligência artificial, com ampla utilização de ferramentas digitais e de robótica apresenta desafios concernentes aos modos de equilibrar vantagens econômicas e interesses sociais. Quando se fala em automação, o tema do desemprego, por exemplo, surge logo. Contudo, embora algumas profissões tenham perdido espaço, a tecnologia digital mais criou do que eliminou oportunidades de trabalho, ainda que em postos diferentes. No Brasil, é possível que a inteligência artificial atinja com mais força setores da classe média, já que muitas tecnologias reduziram empregos como motorista, contador e advogado.

Em âmbito global, a situação é mais complexa. As principias inovações vêm sendo criadas em países desenvolvidos, enquanto países em desenvolvimento tenderão a ser meros consumidores. E o que se pode fazer? Fala-se em alterar nosso sistema educacional básico, valorizando-se o ensino de qualidades que auxiliem na adaptação ao avanço da automação. Apesar dos desafios, a inteligência artificial pode ser uma oportunidade. Basta pensar em como será possível melhorar a agricultura, o atendimento médico, o acesso à justiça e outros serviços.
(Pedro Henrique Soares Ramos – Regulando a inteligência artificial)

 
Carros que dirigem sozinhos, serviços de entregas feitos por robôs, softwares cuidadores de idosos e “serpentes” cirurgiãs. A automação promete ganhos milionários para as empresas do setor, mas o que acontece com as pessoas que executam as mesmas tarefas que esses robôs? A nova tecnologia vai ajudá-los a trabalhar de forma mais eficiente ou vai colocar seus empregos em risco?

 

Texto 2

 Considerando que os textos acima têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema: Inteligência artificial: desafios e oportunidades