Educação para o trânsito − fortalecimento da cidadania

Texto 1

Este ano, a sexta edição do Maio Amarelo traz o tema “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA”, aprovado pelo (Contran) Conselho Nacional de Trânsito e recomendado na RESOLUÇÃO Nº 771, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2019.

Assim como em 2018, o tema escolhido propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

 

Texto 2

O trânsito é um local onde a educação precisa estar presente o tempo todo, inclusive, pensando na manutenção da segurança das vidas que estão envolvidas nele. Portanto, a educação destinada ao trânsito é o desenvolvimento das capacidades intelectuais, morais e físicas das pessoas, o que formam a consciência responsável pela boa convivência no trânsito.

(Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br)

 

Texto 3

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define os direitos e deveres de toda a população nas vias de circulação e estradas. A regra geral é sempre a mesma: o maior cuida do menor.

(Disponível em: www.brasil.gov.br)

 

Considerando que os textos acima têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do tema: Educação para o trânsito − fortalecimento da cidadania.