CESPE – ABIN 2018 – Relações políticas e sociais nas áreas de fronteira do Brasil

Denominamos “cooperação descentralizada” as iniciativas de cooperação protagonizadas pelas administrações locais e regionais, especialmente governos municipais e estaduais. Essa cooperação descentralizada expressa o surgimento, na América, de uma nova forma de cooperação, a partir do envolvimento da sociedade fronteiriça e de atores políticos locais. Nesse tipo de cooperação, vê-se alto nível de articulação da comunidade fronteiriça em detrimento do governo central.

Renata Furtado. 35 anos da lei da faixa de fronteira: avanços e desafios à integração sul-americana. In: Revista Brasileira de Inteligência, n.º 9. ABIN, 2015 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto apresentado como referência inicial, redija um texto dissertativo a respeito do papel dos governos municipal,
estadual e federal nas relações políticas e sociais nas áreas de fronteira do Brasil. Em seu texto, aborde os seguintes tópicos.
1 A fronteira como espaço geopolítico e espaço de relações sociais. [valor: 10,00 pontos]
2 Distintas relações do Brasil com os países vizinhos e principais problemas presentes nas regiões fronteiriças. [valor: 18,00pontos]
3 Papel da área de inteligência na análise das questões relacionadas às fronteiras. [valor: 10,00 pontos]