Cespe – Abin – 2018 – Oficial. Int. – A4 – A INTELIGÊNCIA DE AMEAÇAS EM FONTES ABERTAS (OSINT): DESAFIOS, MITOS E REALIDADE NA ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA

Nas últimas décadas, têm-se percebido mudanças significativas na relação do homem com a informação. As estruturas tradicionais de informação passaram a ser questionadas em face à velocidade das mudanças tecnológicas e à necessidade premente de informações atualizadas para a tomada de decisões em todos os níveis. Do lazer doméstico à decisão governamental, passando pela informação jornalística, não bastava ter uma informação apenas: ela precisava ser completa, precisa, atual e essencialmente responder às novas perguntas. Nesse contexto, a Internet passou a figurar como fonte e se estabeleceu definitivamente como protagonista na mutante relação entre homem e informação.
Com a popularização da Internet e dos dispositivos de acesso, além da evolução dos mecanismos de indexação, como o Google, buscar informações na rede mundial passou a fazer parte da rotina das pessoas e das organizações, tanto quanto produzir e publicar informações. Nos últimos anos, a explosão das redes sociais oportunizou ainda mais a superexposição de pessoas e organizações, e enriqueceu de maneira superlativa as chamadas fontes abertas de informação. Com tanta informação (e desinformação) disponível, ganhou força a produção de inteligência de ameaças baseada em fontes abertas.

Considerando que o fragmento de texto precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito do seguinte tema.
A INTELIGÊNCIA DE AMEAÇAS EM FONTES ABERTAS (OSINT): DESAFIOS, MITOS E REALIDADE NA ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA
Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1 características da OSINT; [valor: 19,00 pontos]
2 desafios relacionados à OSINT; [valor: 19,00 pontos]
3 mitos e realidade acerca da OSINT. [valor: 19,00 pontos]