A importância do espaço urbano bem planejado para uma melhor qualidade de vida dos habitantes de uma cidade.

Texto 1

Onde vivemos, como vivemos. A forma da cidade influencia nossos hábitos. Ao transformar lugares, podemos então mudar a vida de pessoas. Ao mesmo tempo, as cidades e seus espaços são pensados e construídos por nós. Quando vislumbramos novas maneiras de ser e de atuar podemos moldar o ambiente à nossa volta. A Cidade Ativa é uma organização social que nasce da constatação da urgência de criar cidades mais inclusivas, resilientes e saudáveis. Procuramos incentivar comportamentos mais ativos, focados na leitura e transformação da paisagem, através de pesquisas e projetos que modificam o ambiente construído, e na transformação das pessoas, criando campanhas e disseminando conhecimento.

(Disponível em https://cidadeativa.org)

 

Texto 2

Já se sabe que o acesso a espaços livres públicos é importante para aumentar a prática de atividade física durante o lazer em países de alta renda, mas ainda há pouca evidência disso em países de renda média. Mais do que isso, em países como Brasil e Colômbia, por exemplo, a prática de atividade física no tempo de lazer ainda é menor do que em países de alta renda, como Estados Unidos, situação que não mudou nos últimos anos.

(Disponível em https://www.mobilize.org.br/blogs/cidade-ativa)

 

Texto 3

Cidades ativas são aquelas em que a população pode fazer escolhas mais saudáveis e sustentáveis. Para que isso seja possível, as cidades devem proporcionar acesso a espaços públicos e serviços de qualidade a todas as pessoas, garantindo que possam passear, descansar, brincar e se exercitar em praças, parques e equipamentos. Cidades ativas são também compactas, nas quais a proximidade entre a moradia e o trabalho, escola, serviços lazer faz com que as redes de mobilidade a pé, cicloviária e de transporte público sejam mais eficientes e melhores distribuídas no território. Assim, a escolha pelo modal a pé ou bicicleta nos deslocamentos diários se torna viável. Por isso, cidades ativas são, necessariamente, mais caminháveis.

(Disponível em https://www.mobilize.org.br/blogs/cidade-ativa)

 

Texto 4                                                                                               

O planejamento da rede de mobilidade não apenas enfrenta desafios, como, por exemplo, a conexão entre espaços públicos e principais destinos, mas também questões como a integração social de uma comunidade.

 

Tendo como base os textos motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo em consonância com a norma culta da língua a respeito do seguinte tema: A importância do espaço urbano bem planejado para uma melhor qualidade de vida dos habitantes de uma cidade.