A inclusão escolar dos alunos com deficiência visual

Texto1

Em 1812, um garoto francês de três anos perdeu a visão ao se acidentar na oficina do pai. Treze anos depois, já adolescente, apresentou ao mundo um método revolucionário, que daria a cegos uma chance de levar uma vida mais independente e produtiva. Estamos falando de Louis Braille, inventor do braille, cujo dia mundial, celebrado em 4 de janeiro, é uma homenagem à data de nascimento do jovem que mudou a história das pessoas com deficiência visual.

No Brasil, onde havia 528 mil cegos em 2010, além de 6 milhões de pessoas com grande dificuldade de enxergar, segundo o último censo do IBGE, crianças com deficiência visual ainda sofrem para começar o ano letivo com um direito básico, garantido por lei: um livro didático adaptado para a sua realidade, diz Regina Oliveira, Coordenadora de Revisão da Fundação Dorina Nowill.

(Disponível em: http://fundacaotelefonica.org.br/noticias/criancas-cegas-enfrentam-dificuldades-para-ter-livros-em-braille-na-escola-diz-especialista/)

 

Texto 2

O processo de inclusão, principalmente para deficientes visuais depende de uma série de fatores. Um dos mais importantes é a disponibilidade do material em braille, sistema de escrita tátil utilizado em todo o mundo. Além disso, a presença dos mestres em sala de aula é fundamental para a integração dos alunos, agindo com um facilitador da matéria e também do convívio social.

(Disponível em:http://fce.edu.br/blog/educacao-especial-deficiencia-visual/)

 

Texto 3

Ex-alunos e famílias de crianças cegas cobram abertura de vagas e de novas turmas do ensino fundamental no Instituto São Rafael, colégio de Belo Horizonte que há 92 anos se dedica ao ensino de deficientes visuais. O número de matrículas diminuiu no local por causa de ações de inclusão destes estudantes em escolas convencionais, de acordo com a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE).

[…]

A SEE informou em nota que para garantir todo o suporte ao estudante com deficiência, “as escolas estaduais contam com o Atendimento Educacional Especializado (AEE), que tem por objetivo oferecer os recursos de acessibilidade a esses alunos que lhes possibilitem a participação plena na escola”.

(disponível em: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/ex-alunos-e-pais-de-criancas-cegas-denunciam-reducao-de-vagas-em-escola-dedicada-a-deficientes-visuais-de-bh.ghtml)

Considerando que os textos acima têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo-argumentativo acerca do tema: A inclusão escolar dos alunos com deficiência visual.